Alterações nos Horários

Confira as mudanças no menu "Novidades" abaixo.

A EMBAIXADOR

Há mais de quatro décadas transportando histórias.

O que começou com apenas um veículo, hoje comemora a consolidação em um mercado preciosamente cultivado. Um trabalho que interfere diariamente no cotidiano das pessoas e, por isso, é realizado por quem se preocupa em fazê-lo com excelência. Em cada embarque, dezenas de histórias juntam-se à nossa. E assim é há mais de 40 anos: honrando o destino dos passageiros transportados para inúmeras cidades espalhadas pelo Rio Grande do Sul e garantindo o conforto e segurança de quem viaja pela Embaixador.

Como tudo começou

Ao voltar algumas décadas no calendário, mais especificamente no ano de 1934, Manuel Marques da Fonseca Júnior marca história no tempo. Com apenas nove anos de idade, o futuro fundador da Expresso Embaixador saía da terra de Pardilhó, em Portugal, em direção ao Brasil, junto à família de imigrantes. Criando raízes no sul do Rio Grande do Sul, foi na cidade de Pelotas que a inserção no ramo do transporte passou a tomar forma. O primeiro veículo a motor veio em 1943 – um caminhão Studebaker comprado com o dinheiro adquirido na venda de seu primeiro investimento empresarial, o Armazém Mineral, localizado no bairro Fragata. Até então, o único meio de locomoção pelo qual usufruía era uma charrete.

Trajetória

Do pontapé inicial ao início da frota, bastaram seis anos. Em 1952, Fonseca Junior adquiriu quatro caminhões da marca Chevrolet e, no ano seguinte, deu vida à Transportadora Fonseca Junior – que ao longo de sete anos consolidou espaço no cenário das entregas, possibilitando a aquisição do Expresso Pelotas Rio Grande, cujo nome foi alterado para Expresso Fonseca Junior.

Consolidação

No entanto, foi no dia 10 de setembro de 1974 que a denominada Expresso Embaixador foi conhecida, e assim permanece como uma das mais modernas e eficientes empresas de transporte intermunicipal de passageiros do estado e do país.

Legado

"Todo aquele que se estabelecer no ramo de transporte, pensando unicamente em ficar rico, por mais riqueza que consiga acumular, será sempre um pobre transportador". Da frase utilizada como um lema de Fonseca Junior nasce a essência da empresa, cultivada pelo Sr. Paulo Roberto Machado da Fonseca e seguida pela terceira geração: Sr. Fábio Marques da Fonseca e Sra. Paula Marques da Fonseca Schlee.