Você está em | Home - Guia de Passageiros - Orientações

Orientações

Escolhendo o roteiro
Pense no lugar de destino de acordo com a idade das crianças. Leve em consideração lugares que ofereçam parques, local para compras, bons pontos turísticos, praças, etc. Dependendo da idade da criança, evite lugares com a temperatura muito baixa.
Saúde
Confira se as vacinas das crianças estão em dia, sempre atentando para as vacinas necessárias para o local de destino. É importante a família possuir um convênio médico.
Documentos
Crianças também necessitam de documento para viajar. Se a criança for desacompanhada, é necessária autorização judicial. Para isso, basta comparecer a um Juizado de Menores.
Cuidados com a passagem
Fique atento aos dados contidos na passagem como nome (se for o caso), data, número da poltrona e horário. Não esqueça seus documentos pessoais como RG, CPF e carteira de motorista.
Como deixar sua casa antes da viagem
Para evitar surpresas desagradáveis no retorno da viagem, tome alguns cuidados com a casa:
* Apague todas as luzes. Feche e tranque todas as portas e janelas, especialmente as que estão próximas da rua;
* Feche o gás e o registro de água. Se a viagem for mais longa, descongele e limpe geladeiras e freezers. Cubra com pano ou plástico os aparelhos que usam energia elétrica, não esquecendo de desligá-los da tomada.
* Suspenda assinaturas de jornais, revistas e outros periódicos. A presença de objetos deste tipo, acumulados do lado de fora, é uma grande pista para ladrões.
* Guarde os objetos de valor em lugares mais reservados, ou, em viagens mais longas, em outros locais como cofres, se for o caso.
* Pague todas as contas antecipadamente.
Evite as doenças de viagem
É normal ter durante a viagem enjôos e mal estar. Para evitar chateações, o melhor é a prevenção.

Enjôos, vômitos, dores de cabeça, náuseas, mudança de fuso horário e outros tipos de doenças costumam transformar a viagem em um verdadeiro inferno. Prevenir é, sem dúvida, a medida mais efetiva para ter tranqüilidade durante a viagem.
Como organizar os gastos nas viagens
Viagens, seja para lugares distantes ou próximos, sempre exigem dinheiro, não sendo difícil gastar mais do que o previsto. Previsão e planejamento mais detalhado podem ajudar a evitar surpresas desagradáveis. Veja algumas dicas que podem auxiliar no controle do orçamento:

Defina o destino, o número de pessoas que irão viajar e o tempo que será a viagem. Se sua viagem for a turismo, defina se prefere fazer os passeios pelo pacote ou por sua conta.

Informe-se sobre o seu destino, se o local oferece infra-estrutura adequada, com bons restaurantes, pontos turísticos, vida noturna, teatros, cinema, etc. Sabendo as opções do local de destino, você terá uma idéia de quanto irá gastar.

Crie uma planilha de gastos para a viagem. Na planilha relacione todos os itens como transporte, hospedagem, alimentação, lazer, compras, emergências e outros fatores que você julgar importante.

Verifique todos os gastos considerados obrigatórios, como a alimentação. Se for utilizar transporte de carro, considere o combustível e o pedágio. Depois dos gastos necessários, considere as demais despesas como o lazer. O objetivo da planilha é apenas organizar os gastos. Você é quem escolhe os valores que serão destinados a cada item.

Depois de colocar os valores para cada item de sua lista, some e saiba quanto sairá sua viagem, aproximadamente. Carregue esta planilha com você e tente não escapar muito do orçamento.

Não esqueça de reservar um dinheiro extra para emergências e imprevistos.
Escolhendo seu roteiro de viagem
Para não perder o melhor da viagem, programe-se e informe-se sobre a economia, a história, o clima, a população, os costumes e tradições locais, os principais pontos turísticos, centros de cultura, lazer e compra do local de destino.

Ter um mapa local é muito importante para facilitar na escolha dos principais trajetos a serem percorridos até atrações turísticas, praias, restaurantes, centro de compras, feiras, hotéis, etc.

Todos os direitos reservados a Expresso Embaixador LTDA
comparte